Webquest

Regulação cardíaca e da Pressão arterial

Frequência cardíaca (FC)

……Expressada em bpm (batimentos por minuto), essa variável representa o número de estimulações elétricas geradas pelo coração a cada minuto. É uma variável regulada através do sistema nervoso autônomo e por via hormonal. Uma maior ativação do sistema nervoso p arassimpático (ex: durante o sono) promove bradicardia ou redução da FC. Já um maior tônus simpático (ex: febre) causa taquicardia ou aceleração da FC. Além disso, o aumento do tônus simpático provoca uma maior secreção de catecolaminas (epinefrina e norepinefrina) pela medula adrenal o que contribui para o aumento da FC.

Volume sistólico

……Volume de sangue que a cada sístole é ejetado. Um aumento do volume sistólico promove uma resposta adaptativa do coração que inclui um aumento da sua contratilidade (Lei de Frank-Starling).

Regulação do tônus vascular

……Fatores extrínsecos e intrínsecos atuam na regulação do tônus vascular. Uma elevação da temperatura, por exemplo, sabidamente causa a dilatação dos vasos. Metabólitos secretados durante a realização de exercício físico como lactato, adenosina e CO 2, também promovem vasodilatação. Existem ainda na circulação substâncias com reconhecida atividade reguladora do tônus vascular. Para ilustrar tal situação, podemos citar a ação da histamina, a qual promove intensa vasodilatação durante uma reação alérgica.

……Em oposição às substâncias vasodilatadoras, temos o tromboxano A2 e a serotonina no grupo de agentes vasoconstrictores. No entanto, o endotélio (camada de células que recobre os vasos sanguíneos) tem uma função preponderante no controle do tônus vascular. Isto é feito através de um equilíbrio na secreção de substâncias vasodilatadoras (como o óxido nítrico) e vasoconstritoras (como a endotelina-1). Além disso, o endotélio vascular possui uma ampla variedade de receptores para várias substancias que atuam na regulação do tônus vascular, dentre elas a insulina, angiotensina II e prostaglandinas.

……Fatores endócrinos também possuem participação no controle do tônus vascular. Um aumento do tônus simpático promove maior secreção do hormônio da zona medular da glândula adrenal, a adrenalina. O efeito beta 2 é vasodilatador e o efeito alfa (doses altas) é vasoconstrictor. Já a nor-adrenalina, também da adrenal, possui apenas o efeito vasoconstrictor.

……O sistema parassimpático não possui ação vasodilatadora generalizada, e atua sobre alguns órgãos (ex: glândulas salivares, órgãos genitais, etc). O hormônio antidiurético ou vasopressina possui um efeito vasoconstritor sendo secretado em resposta a um aumento da osmolaridade sanguínea.

Controle da Pressão arterial

……A pressão arterial pode ser definida como a pressão exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. Possui a importante função de permitir a correta perfusão sanguínea dos órgãos.

É estimada através da fórmula: PA = DC x RVP, onde:

PA = Pressão arterial

DC = Débito cardíaco

RVP = Resistência vascular periférica

A pressão arterial é expressa em mmHg (milímetros de mercúrio).

Regulação

……Com eficácia temporária porém praticamente reflexa, o barorreflexo é o mecanismo base de regulação a curto prazo. Localizados nos seios carotídeos e na crossa aórtica, esses receptores informam permanentemente ao SNC a situação da pressão arterial através de vias neurais aferentes. Esta informação é recebida pelo núcleo do trato solitário no bulbo e a resposta efetora se dá por meio de uma região cardiomoderadora (parassimpático), uma região cardioaceleradora e um centro vasomotor (simpático). Esses centros são controlados por estruturas suprabulbares e as funções centrais podem modificar a resposta do circuito de regulação.

……O estímulo dos barorreceptores ocorre com as variações da pressão arterial, compreendida, no ser humano, entre 60 e 200mmHg. A fim de exemplificar a ação reflexa dos barorreceptores, podemos ilustrar a passagem para a posição ortostática, quando ocorre um intenso seqüestro sanguíneo venoso nos membros inferiores,e, portanto, a redução do volume sistólico e da pressão arterial. Com a detecção da alteração pelos receptores em questão, há reflexamente uma diminuição da frequência de descarga, e, consequentemente, o estímulo dos centros em questão.

……Vale lembrar, que até agora tratamos basicamente da resposta imediata à alteração da pressão.

……A regulação a médio-longo prazo ocorre por via hormonal. Essa ação geralmente reflete na regulação da excreção renal de água e sal. Ao se elevar a pressão arterial, naturalmente haverá a promoção da natriurese a partir da secreção do fator natriurético atrial pelas células miocárdicas atriais. Já em caso de hipotensão, o sistema renina-angiotensina-aldosterona é fundamental na regulação da pressão arterial ao promover a reabsorção de sódio e água pelos túbulos renais. Outros mecanismos ainda devem ser estudados para que haja uma melhor compreensão do tema.

……Recomenda-se o estudo da ação do mineralocorticóide aldosterona, da cascata de reações do sistema renina-angiotensina e do fator natriurético atrial.

LINKS & DOWNLOADS

“HeartCenter on-line” – Página em inglês com diversas explicações e animações sobre fisiologia e patologia do sistema cardiovascular.

“Coração” – Página com uma sucinta descrição anátomo-fisiológica do coração.

“Cardiovascular Pathology” – Imagens da anatomia e patologias do coração.

“Sistema cardiovascular” – AFH.bio.br – Texto sobre fisiologia cardiovascular.

“Fisiologia cardiovascular” – Texto sobre a fisiologia do sistema cardiovascular – Dep. de zootecnia da UEM.